fbpx

Exemplo de estratégia de inbound marketing para indústrias

23 de janeiro de 2020 por na categoria Inbound Marketing com 0 e 0

O marketing digital é, hoje, uma forma eficiente de chegar a clientes dos mais diversos segmentos de mercado e com a indústria não é diferente. Mesmo que as empresas desse setor vendam para outras empresas, ações de publicidade na internet são essenciais.

Para tanto, recomenda-se uma estratégia de inbound marketing adequada, que consiga chamar a atenção do cliente em potencial, ou seja, atraí-lo para o seu negócio, deixando-o interessado. E, por consequência, feche negócio, realizando uma compra.

Quer saber como obter sucesso nessa jornada? Então, continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir. 

  • O que é inbound marketing para indústrias
  • Atração e conversão de clientes B2B
  • Exemplo de estratégia para indústrias

O que é inbound marketing para indústrias

Antes de falar sobre exemplos de estratégia de inbound marketing, é preciso entender o que significa esse conceito. Inbound marketing, basicamente, acontece quando o cliente busca a sua empresa e não ao contrário.

No caso dos meios de comunicação tradicionais, como televisão e rádio, o consumidor está ouvindo ou assistindo a um programa e os anúncios atuam de forma passiva. Claro que esses meios de comunicação têm um poder muito grande sobre os consumidores, mas o inbound marketing trabalha de uma forma diferente, onde os consumidores procuram a empresa de forma ativa.

Afinal, consiste em blogs, sites, redes sociais e outros canais de comunicação, geralmente, online, onde é o consumidor que tem que encontrar a marca. Claro que para isso é preciso estar presente nos canais usados pelo cliente. 

Atração e conversão de clientes B2B

Na indústria, a estratégia de inbound marketing é muito mais eficiente, pois é direcionada. E a palavra atração é fundamental, já que se deve atrair o cliente em potencial. Para tanto, a empresa deve ter um site apresentando os seus produtos e serviços, dados para contato e informações relevantes que sirvam para tirar as dúvidas dos clientes.

Um blog também é relevante, pois é onde são publicados conteúdos como artigos e vídeos, que certificam a autoridade da empresa no seu nicho de mercado. 

Quando essas e outras ações são feitas adequadamente, consegue-se a conversão de clientes B2B. Essa expressão é usada quando uma empresa vende para outra empresa e não para um consumidor, como é o caso do comércio.

Exemplo de estratégia para indústrias

A melhor estratégia de inbound marketing depende do seu público-alvo. Então, o primeiro passo é identificá-lo e conhecer as suas características. No caso de B2B, é preciso saber quais são as empresas que compram da sua indústria.

O que eles procuram? Como querem ser atendidos? Qual o prazo que exigem? Essas informações são essenciais para atrai-lo. Para visualizar mais claramente, confira um exemplo de estratégia para indústria.

  • Passo 1

Depois de identificar as características do seu público-alvo, avalie quais canais de comunicação eles preferem usar para obter informações dos seus fornecedores. Pode ser o site e o blog, mas também presença nas redes sociais. Quais eles mais usam? Invista nelas também.

  • Passo 2 

Tenha uma equipe qualificada para desenvolver conteúdo de qualidade na web, assim, é possível fazer a conversão dos visitantes do seu site, blog, perfil nas redes sociais, etc. em leads. Isto é, em clientes em potencial, que estejam interessados na sua marca.

  • Passo 3

Invista na qualificação de leads, isso significa fazer com que eles deem um passo adiante, rumo à efetivação da compra. Essa etapa pode ser feita com o envio de e-mail marketing, a fim de convencer o cliente a adquirir o seu produto.

  • Passo 4 

Consiste na venda propriamente dita, o que exige aproveitar as oportunidades. Por isso, é importante sempre responder com rapidez as mensagens, ligações e outras formas de contato que o cliente faz com a sua empresa. 

Aprenda também 5 Estratégias de Marketing para Indústrias gerarem Leads B2B

Participe, gratuitamente, de um diagnóstico de marketing digital. A Toulouse o realiza e aponta correções e novas oportunidades para a sua indústria. Participe aqui.

Adicionar comentário

© 2018 ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação - (11) 4590.0103